POR QUE APOSTAR NO ARMÁRIO CÁPSULA?

Imagem: Andresa Caparroz

Você sabia que a maioria das pessoas que tem um guarda-roupa cheio usam apenas 20% das suas roupas? O resto fica lá, encostado. Você é uma dessas pessoas ou já se perguntou por que isso acontece?

Quem ouve ou lê o termo “Armário Cápsula” pode se assustar com a ideia de restrição, mas saiba que você talvez já seja praticante desse conceito, sem nem se dar conta!
É por isso que eu te desafio a ir pra frente do seu guarda-roupas e levantar a quantidade de peças que mais tem usado nas últimas semanas. Aposto que você irá se surpreender!!

Para quem ainda não sabe do que se trata, eu resumo: armário cápsula é um conceito que visa estimular o uso de um número reduzido de peças e evitar compras no período de 3 meses. A cada estação, o guarda-roupa é readequado para abrigar as roupas pertinentes ao clima e é nessa virada que “descemos as peças da época” ou que compramos apenas o que não tivermos e que for necessário em nosso dia a dia.

Essa prática que sempre existiu por necessidade, foi desenvolvida como conceito de lifestyle na década de 1970 pela estilista Susie Faux , e teve seu boom, por assim dizer, com a prática de uma blogueira americana que resolveu compartilhar sua experiência pela internet. Em seu blog  un-fancy, Caroline Rector começou a registrar uma grande variedade de looks usados ao longo de 3 meses com apenas 37 peças em seu armário (contando com bolsas e calçados). Isso gerou surpresa e interesse de muitas seguidoras e a prática virou notícia no mundo todo.

E quando um conceito bom desses é evidenciado em plena era fast fashion, a gente abraça!

Por que começar?
Entender suas motivações para praticá-lo é o primeiro passo. Repetir roupas de forma consciente é maravilhoso, mas quando a pessoa tem um monte de peças no armário e só explora algumas é sinal de problema. Isso indica que a pessoa:

► pode não conhecer direito seu estilo e corpo, nem como vesti-lo de acordo com a personalidade e rotina;
► tem roupas que acha o máximo, mas tem vergonha ou bloqueio em usá-las;
► tem apego por roupas que trazem ótimas lembranças (e que deveriam estar guardadas em outro lugar);
► mantem peças de tamanhos desatualizados, na espera da recuperação do peso que julga ideal (também deveriam estar em outro lugar que não atrapalhasse as escolhas do presente).
► compra por impulso, ou seja, sem se questionar se serão (e como serão) usadas em seu dia a dia, ou ainda, se já existe algo semelhante no armário. O fato é que muita coisa acaba ficando parada e a gente não tem coragem de mandar embora porque isso seria um atestado de que fizemos más escolhas, de que gastamos nosso dinheiro de
forma equivocada.

As vantagens de um guarda-roupa “cápsula” são muitas:
► você consome menos e de forma consciente e, por isso, colabora com o meio ambiente;
► você se veste melhor, porque se conhece mais;
► você exercita mais a criatividade no vestir;

E você compra menos porque percebe o que, de fato, é importante em sua vida, torna-se mais criterioso com o prazo de validade das roupas (tanto em termos de qualidade quanto de temporalidade estética) e conclui que não precisa de tanta roupa para viver bem.

Aqui você encontra outros excelentes motivos 😉

No próximo texto eu falarei como exercitar o armário cápsula, acompanhe aqui!

Leave a Comment