O SIGNO DO AZUL NAS ROUPAS

Imagem original: Wattpad

Já vimos, em post anterior  (Azul 1/3), que o azul é a cor preferida pela maioria das pessoas. Também revimos a história de ser uma “cor de menino” (Azul 2/3). Será? O Azul transmite qualidades e sensações que nos permitem passear por inúmeras possibilidades de comunicar. Usar essa informação é um modo rico de criar uma imagem pessoal.

O azul transmite, de um modo geral – harmonia, simpatia, confiança, ordem, tradição, sensação de frio e distanciamento; é calmante, feminino, divino e eterno.

Dependendo do tom e intensidade ele ganha valores específicos. Vejamos:

AZUL CLARO / AZUL CELESTE – relacionado ao divino, possui uma aura que proporciona harmonia e beleza, suavidade e pureza. Azuis claros aspiram a uma “elevação moral”. Ideal também para quem busca afirmar tranquilidade e serenidade interior. Dependendo de como for usado, ganha conotação infantil. Mas é excelente para peles de baixo contraste, embora possa cair bem às demais (tudo dependerá das particularidades de cada uma). Versões translucidas ou monocromáticas aumentarão a sensação uma figura de “divindade”, distante.

A mensagem de brandura é intensificada quando: somada a texturas macias e fofinhas, como malhas e tricots, a caimentos leves e fluidos, a superfícies translúcidas ou degradês. Tal mensagem será predominante em vestidos, saias longas, ou em blusas combinadas com o branco ou com outras cores claras. Detalhes delicados como lacinhos, bordados e babados contribuirão ainda mais para essa percepção.

Contrapontos: se você gosta dessa cor, se ela lhe cai bem ou se você pretende imprimir tranquilidade em sua aparência sem, contudo, ficar infantil ou “santificada”, peças de roupa em cortes retos e estruturados são as mais indicadas. Linhas retas e formas quadradas ou retangulares dão a sensação de ação de tradição, seriedade e solidez estática. Já as linhas diagonais ou padronagens e formas el losango criam a sensação de movimento e dinamismo.

Peças muito fechadas e longas, no entanto podem remeter a demasiado recato.

Acordes:

Azul claro + branco – pureza.

Looks azul com branco, por Andresa Caparroz

Azul claro + Amarelo claro – good vibe; harmonia.

Azul claro + verde claro + cor neutra – restauração interior, natureza.

Azul + Verde – céu e terra; denota equilíbrio entre razão e emoção.

como combinar azul e verde? Por Andresa Caparroz

CIANO – pigmento puro e intenso-brilhante, essa é a versão mais alegre e enérgica do azul. Está associado ao verão (água, piscina, mares paradisíacos), ao frescor, à juventude e a diversão!

Ele cria um aspecto saudável à pele ao exaltar o que há de laranjinha nela, evidenciando o bronzeado e o corado do rosto. É claro que, em se tratando de peles suaves, o ciano poderá roubar a cena e se destacar mais, mas nada impede dele ser usado da cintura para baixo, em um acessório ou na roupa de praia quando o foco for o bronze. Cai bem em peles viçosas que se harmonizam com cores intensas e brilhantes, de médio e quase alto contraste.

Se comparado às demais nuances, o ciano imprime solidez de pigmento, pois este só é visto de forma integral em tecidos encorpados ou em tramas bem fechadas. Aplicado em malhas ou modelos estruturados ele apresentará a mesma energia. Quando mais lisa for a superfície, mais a cor será apreciada.

Acordes da diversão e juventude. Se você quer imprimir essa sensação sem, contudo, parecer fantasiada, basta aplicar essas combinações em doses pequenas, como em acessórios, calçados, cintos, bolsas e maquiagem.

Ciano + amarelo + magenta

como combinar ciano, amarelo e magenta? Por andresa caparroz

Ciano + verde cítrico 

como coordenar ciano e verde limão

AZUL COBALTO, BIC, ULTRAMARINO, KLEIN, ANIL – comparado ao ciano os dois primeiros são um matiz mais avermelhado e escuro e os outros, mais próximos ao tradicional azul que conhecemos. Considerado a cor dos artistas na antiguidade, esse tipo de azul ganha conotação nobre e suntuosa. Também é símbolo da inteligência, racionalidade, concentração, mérito e confiança. Tais azuis são versões mais adultas e firmes que o ciano e geralmente dão empoderamento às peles de médio e alto contraste, sem tirar-lhes o foco.

Acordes:

Azul + Vermelho – forças impactantes e conflituosas. É preciso que um sobreponha à outra. Evitar em situações onde há necessidade comunicar coerência e confiança. Quanto menor a presença do vermelho, mais frio e controlador será o azul. Também dialoga com um estilo contemporâneo, marcante e moderno.

andresa caparroz, coordenação de cores

Azul + branco + cinza ou prata – inteligência, razão e ciência.

combinanado azul e prata- looks andresa caparroz

AZUL ESCURO / MARINHO – os símbolos da anterior se aplicam a ele e somam uma boa dose de tradicionalismo, elegância, sobriedade e sofisticação. As versões escuras das cores são geralmente citadas pelos mais experientes como prediletas. Não à toa, ela está associada à inteligência, sabedoria e segurança. Além disso, o azul marinho é uma excelente opção para substituir o preto, pois ele se harmonia com a grande maioria das peles, ao passo que o outro, valoriza menos do que gostaríamos! Nem todos ficam bem de preto 😉

Como se trata de uma cor clássica e tradicional, ela pode ajudar a deixar o visual mais sério e confiante. Para dosar o teor de seriedade, basta seguir a mesma lógica: selecioná-lo em tecidos e cortes mais fluidos e menos estruturados, ou criar combinações cromáticas inusitadas.

Acordes:

Azul marinho + off white + carmim – elegância tradicional. É o tipo de acorde que deixa mais clássico qualquer tipo de roupa. Se essa for a intenção, é só ir em frente!

Moda navy, como combinar? Andresa Caparroz

AZUL ÍNDIGO – um clássico no melhor sentido da palavra! O teor “popular” em nossa era já não tem um valor negativo, mas celebrado pela Indústria da Moda de forma icônica! Essa é a versão de tom de jeans mais sóbria e elegante, podendo substituir lindamente aquela calça de alfaiataria preta meia boca!! Imprime personalidade contemporânea, como se mantivesse um pé no clássico e o outro no universo jovem. Traz uma simplicidade elegante e jovial.

Acordes:

Índigo + truquesa – remete a confiança e visão lançada ao futuro.

COMO COMBINAR AZUL

Índigo + tangerina + terracota – vintage, positivamente nostálgico.

AZUL MAR; VERSÕES OPACAS E APAGADAS – são os azuis neutralizados acinzentados e, portanto, menos vibrantes. Eles excelentes para serem usados com cores mais fortes, alegres e contrastantes, fazendo assim um contraponto saudável de sensações visuais intensas e brandas. Combinadas ao branco ganham ares de atemporalidade, ao mesmo tempo minimalismo (minimalismo este que impera na quase ausência de pigmento).

Se alguém que se encontra triste ou deprimido ao ponto disso atrapalhar a sua vida deve, entre outras providências, é recomendado evitar o uso de tons opacos de azul, combinados principalmente aos cinzas e preto.

Acorde:

Azul marinho + cinza + azul opaco – introspecção, frieza e dificuldade em interação.

como coordenar tons de azul  e cinza por Andresa Caparroz

E então, com qual dos acordes você mais se identificou?! Me conta!

A jornada das cores continua, e a próxima parada será no Verde. Aguarde!

Andresa M Caparroz

Leave a Comment