A NATUREZA DO VERDE

A próxima estadia da jornada das cores é no verde! A segunda cor mais citada como preferida entre homens e mulheres. As cores “juvenis” passam a ser mais apreciadas pelos adultos de 30 a 40 anos, embora não signifique que seja também mais usada nessa faixa etária. Lembre-se de que nem sempre usamos o que mais apreciamos!

O verde simboliza o espírito jovem e imaturo das pessoas e de novos relacionamentos. “Estar verde” é não estar maduro, no ponto certo – aqui, ele se torna praticamente sinônimo de estados juvenis ou de aprendizado inicial. Por isso relaciona-se a juventude. Também, e não por acaso é a cor mais citada, seguida pelo amarelo, como representante do que é jovem, daquilo que tem “frescor”.

A cor da natureza, do natural e saudável

Diante de uma paisagem natural – floresta, bosque ou praia com coqueiros e água cristalina, a sensação expressa pela da maioria das pessoas é de aquietação, de reconexão, e relaxamento.

O verde é símbolo da natureza, e é usado para caracterizar o que é natural, fresco e saudável. É frequentemente usado na comunicação de marcas de cosméticos ou restaurantes com uma pegada orgânica ou vegana. Representa pautas ecológicas, porém, mais do que isso, de uma ideologia de vida, mais consciente e respeitosa com o seu meio.

Elementos e ambientes verdes nos promovem relaxamento, desaceleração e favorecem estados meditativos. A partir do contato exterior, com a natureza, nós, que também somos natureza (apesar de nos esquecermos disso), somos capazes de nos voltar para o nosso “Eu interior”.

O Bem-estar que o verde nos traz pode ser observado em nosso dia a dia. Quem não se sente bem caminhando por uma rua arborizada em uma grande metrópole? É esteticamente agradável, nos proporciona sombra, frescor e proteção contra o sol escaldante. Estudos também comprovam a eficácia calmante de ambientes internos pintados em tons de verde claro.

Para seus apreciadores, quando perguntado sobre a cor predileta, é comum levar em consideração os elementos que são verdes, a ambiência que ele compõe.  Já aqueles que julgam o verde como cor menos agradável são poucos, e geralmente se referem especificamente ao tom de pigmentos de verde escuro, mais próximo ao musgo, naturalmente não tão agradável ao toque ou visualmente.

Símbolo da primavera

“A paleta cromática mais exuberante que existe é um jardim”.

Robert Irwin

O verde também traz espírito de renovação, esperança, é relacionado à fertilidade e à prosperidade. É a cor simbólica da primavera, estação que dá o “sinal verde” para a vida florescer e se renovar! Aqui, relaciona-se a ela a ideia de esperança por dias mais prósperos, depois da escassez. O trevo de quatro folhas, que simboliza a sorte, é verde, né?

O verde se relaciona também com algumas religiões, como o catolicismo e com o islã. Diz-se que foi a cor preferida do profeta Maomé, acredita-se que seja pelo fato de representar o paraíso prometido.

Cor é pigmento e luz

Em teorias antigas a respeito das cores (que consideravam o fator psicológico), o verde era considerado uma cor “autônoma”, portanto, primária, pela presença frequente nas paisagens europeias. E se formos estudar o fenômeno das cores na luz, ela, de fato, é uma cor primária.

O verde pigmento, palpável, é uma cor secundária, composta pelas primárias: amarelo e azul. Portanto, ele carrega consigo duas potências: a serenidade da primeira e o impulso enérgico da segunda. Seu caráter mediador pode ser observado em diversos aspectos, e um deles é a temperatura.

Embora tenhamos aprendido que o verde é uma cor fria, para alguns autores, ele é considerado uma cor intermediária, o que pode ser comprovado na prática, principalmente nos testes de coloração pessoal. Sua “temperatura” depende da quantidade predominante de azul ou de amarelo.

Já, quando nos referimos à luz (RGB), o verde é, de fato, uma das três cores primárias, que junto com o comprimento de onda vermelha e o azul violetado, compõem as sete cores conhecidas do espectro solar.  Em termos de luz-energia, o verde é um comprimento de onda mediana, que varia entre 500 a 570nm, pairando entre sensações frias e quentes.

Cores opostas

Aprendemos que o vermelho é complementar ao verde no círculo cromático, certo. Mas, de qual tom estamos falando?! Dependendo da quantidade de graduação das cores em um círculo, vemos mais de uma nuance de verde e suas complementares:

–  verde lima com roxo fuccia;

– verde com magenta;

– turquesa com vermelho;

Psicologicamente falando, a cor complementar ao verde é o roxo, pois esta é a considerada como a mais “antinatural”, quando o verde é natural, por natureza! E podemos estender o raciocínio.  Quando pensamos em nossa civilização, o verde é a cor que simboliza a natureza, a vida no campo, as florestas, enquanto que o cinza dos concretos retrata as paisagens urbanas e a poluição das selvas de pedra.

Essa é só a nossa primeira estadia pela simbologia do verde! Quer saber mais sobre seus efeitos e significados? Acompanhe aqui 🙂

Até mais!

Andresa Caparroz

Leave a Comment