VERDE E SEUS ACORDES

Imagem original: fotógrafa Kelsey McClellan  Updateordie

Essa é a terceira e última parada na abordagem da simbologia da cor Verde! Aqui vocês encontram a primeira e segunda parte. Mas, como podemos usar essa cor tão positiva?

Na hora de evocar emoções, o verde é considerado uma cor que traz efetiva calma. Tonalidades claras e acinzentadas são confortáveis de serem vistas por um longo tempo. Ele relaxa nossa visão sem pesá-la, por isso a cor escolhida para os quadros de lousa da escola era o verde. Ele também atenua o impacto do vermelho quando o sobrepõe, tornando-o amarronzado. Por esse motivo e pelo efeito calmante, os uniformes cirúrgicos são verde-claro. Daí surgiu o verde hospitalar, que se estende aos ambientes clínicos.

Pensando em acordes cromáticos, o verde é uma cor bastante versátil. Como ele marca presença tanto com tonalidades frias quanto quentes, é capaz de criar contrastes de temperatura superinteressantes, e para mais de uma estação, no caso da coloração pessoal.

Tons claros e amarelados (associados ao mar) são refrescantes e tonificantes, enquanto os mais escuros (relacionados a florestas, musgos) são abafados ou mornos. Tons mais claros são capazes de revigorar e balsamizar, e são perfeitos para quem quer relaxar depois de um dia estressante.

O verde turquesa – cor da pedra de mesmo nome – simboliza proteção e sorte. Alguns estudiosos dessa linha mais sensorial e vibracional dizem promover bem-estar e estabilidade emocional. Essa cor também simboliza a inovação tecnológica de modo harmônico. Quem não lembra das letrinhas verdes quando ainda se usava o DOS como Sistema Operacional?

Resumindo:

  • verde + azul + branco = relaxante tranquilizante.
  • verde + azul = equilíbrio descontraído.
  • verde + marinho + prata = acorde da tecnologia

Azul e verde, o acorde proibidão

O verde é a cor que mais se aproxima dos efeitos do azul e a suas atribuições. Calma, tranquilidade e segurança são as principais delas. Se pensarmos em tal acorde, ele sempre trará ao visual, seja a uma roupa ou a um ambiente, conotação positiva, no mínimo agradável. Mas, nem sempre foi assim.

Como vimos na passagem pela simbologia do azul, até o final do século XIX, as cores eram usadas com rigor para determinar as classes sociais. Havia códigos estabelecidos que restringiam o uso de certas cores nas roupas. Outro fator que contribuía para essa lógica era o valor dos pigmentos. Quanto mais intensos e brilhantes, mais caros.

Enquanto o vermelho era a cor da nobreza, a classe trabalhadora era simbolizada pelos tons opacos de azul, dentre outros neutros. Já a burguesia, que ascendia nessa época, foi caracterizada pelo verde. Os tons vívidos eram típicos da alta burguesia, enquanto os mais escuros e turvos eram, digamos, da classe média baixa da época.

Dessa forma, a combinação do verde com o azul passou a ser considerada imprópria, de mau gosto, porque simbolizava a possível “união” entre a classe burguesa e a proletária. Isso passou a ser regra na Moda, que só voltou a apresentar modelos nessas cores juntas no século XX, com a ascensão de Estados democráticos. O verde, que representava a liberdade dos movimentos burgueses, se viu depois preso a looks de cor única.

 

O futuro é verde?

O verde claro tem sido uma constante em pesquisas entre designers. Seu caráter inovador e refrescante, ideal para novos começos, tem sido a aposta do escritório de pesquisas de tendências WGSN para a virada de década. Tons de menta ou verde claro seriam os mais prováveis substitutos do Rosa Millenial, que imperou nesse início do século XXI.

Baseada na observação do mercado de matérias primas e posturas dos consumidores, o verde menta foi eleito por representar diversos movimentos contemporâneos e busca/desejos pelo o que há de vir. Ele, também, seria uma continuidade a excelente aderência (sobretudo nos ambientes), que os tons pasteis tiveram nos últimos anos.

O verde claro traz a característica recorrente do seu matiz que é o equilíbrio, sendo capaz de unir de forma harmônica natureza e tecnologia, tornando possível o diálogo entre duas essências fundamentais a nossa vida e bem estar. Isso é o que verdadeiramente espera-se do futuro, ou deveria, para o nosso próprio bem! O verde tem tudo para ser desejado e exaltado durante os próximos anos, seja em forma de protestos em favor da natureza, ou em busca por uma ambientação e vestimenta verde, que garanta o mínimo de relaxamento, ainda que modo artificial.

Que tal começarmos explorar essa cor tão necessária em nossas vidas e favorável às peles quentes, frias e neutras?!

Veja algumas combinações de verde em contraste, e aproveite para brincar com as possibilidades quase infinitas que ele proporciona! Aqui tem um gostinho:

Leave a Comment