ATENÇÃO: USANDO O VERMELHO!

O vermelho, a cor mais impactante que temos, foi escolhida para sinalizar mundialmente o “pare” dos semáforos, pois é considerada a luz menos natural e mais distinta se comparada ao céu. É natural que esse código de “parar” ou de chamar atenção que o vermelho ganhou seja transferido para outras situações. Analogias mil são realizadas e dessa forma o signo é expandido, assim como todos os outros.

Essa cor tão nobre também cansa mais as nossas vistas, pois exige mais do nosso aparelho ocular. Junto com as demais cores quentes (laranja e amarelo), ela nos parece mais próxima e dá a sensação de expansão dos objetos, roupas ou qualquer outro elemento. A explicação está no fato de que, para vermos tais cores, nosso cristalino se acomoda para focar melhor, criando, então, a sensação de  estarem perto.

Por ser uma cor muito explorada, a melhor forma de usá-la é de modo nada óbvio. Para vestir o vermelho com CATIIGORIA, é preciso sair da zona de conforto e exercitar a criatividade.

Ao coordenarmos cores, é sempre útil nos lembrarmos de que:

  1. A forma com a qual interagimos com as cores dependerá dos códigos universais que elas possuem, além das nossas vivências particulares, que nos fazem criar associações extremamente pessoais.
  2. A percepção que temos das cores é alterada conforme as combinações feitas entre elas. Aqui o contraste criado sempre será um fator a ser levado em conta, pois ele produz e altera nossa percepção visual e cria conexões com os demais sentidos (tato, audição, olfato e paladar).
  3. As cores são potencializadas quando combinadas a outras cores. Alguns aspectos são intensificados, dependendo da cor que se combina. Além disso, o teor da mensagem das cores pode ser reafirmado ou não, dependendo da forma, estrutura e superfície da silhueta, no caso. Esse é um artifício interessante de se usar, inclusive, para dar uma “quebrada” no impacto das cores, compondo de forma mais interessante uma identidade visual.
  4. Toda cor coordenada com preto tem seu aspecto “negativo” evidenciado. Essa é uma afirmação feita por Eva Heller, autora do maravilhoso livro “A psicologia das cores”. E, diante da minha prática com consultoria tenho que concordar! Faz sentido. No caso do vermelho, quando, combinado ao preto, ganha ares mais agressivos, e passionais.
  5. O vermelho carrega uma energia bem intensa e está automaticamente vinculada à sensualidade feminina. Portanto, quando for “brincar com fogo”, faça de forma consciente, estratégica e criativa, para fugir do “vulgar”, esse lugar comum inventado para apontarmos negativamente para as mulheres.
  6. O vermelho é empoderador! Que retomar esse símbolo de poder feminino e usá-lo em seu dia a dia?! Pode ser desde unhas vermelhas, a um batom, cinto, calçado ou acessório, caso não se sinta confortável para começar com peça de roupa.

Veja como as nuances do vermelho podem ser interpretadas:

VERMELHO ESCURO – ressalta a energia da fertilidade feminina.

VERMELHO INTENSO – exalta a força ativa e agressiva.

Acordes temáticos:

VERMELHO + ROSA – acorde do amor.

VERMELHO + VINHO + MARROM – acorde do romantismo.

VERMELHO + LARANJA + AMARELO/DOURADO – acorde da alegria, prosperidade e calor humano.

VERMELHO + PÚRPURA/ VIOLETA – acorde do luxo.

VERMELHO + VERDE MILITAR – acorde das lutas sociais.

VERMELHO + PRETO + LARANJA – acorde da agressividade.

VERMELHO + PRETO – acorde do ódio, do diabólico e do proibido. Aqui, o preto potencializa a agressividade do vermelho mas também sua energia ativa. Procure evitar quando tiver ansiosa ou em uma bad vibe. Para compensar o impacto da combinação, opte por  silhuetas clássicas, contemporâneas e românticas.

ACORDE NATALINO – vermelho + branco + verde + dourado. Enfeite de Natal. Observe os elementos que for combinar, pois eles poderão ser lidos de forma temática demais e tirar a seriedade do visual.

ACORDE DA ABUNDÂNCIA – vermelho + dourado. Nas pesquisas realizadas sobre a psicologia das cores, o trio das cores quentes relaciona-se à alegria. Em especial, na China, o vermelho simboliza prosperidade, alegria, abundância. Tal mensagem é intensificada quando combinamos o vermelho ao dourado. No entanto, aplicado nas roupas e acessórios, o efeito pode ser um pouco “kitsch”.

Algumas pessoas se sentem mais confortáveis em usar roupas vermelhas com acessórios prateados, ao invés de dourado, o que faz ainda mais sentido se analisarmos a temperatura da pele e o contraste (peles frias ressaltarão tais cores).

ACORDE DA SEDUÇÃO E EXTRAVAGÂNCIA – vermelho + roxo + rosa.  Essa combinação incomum até os anos 70 se popularizou com o movimento Pop Art. No entanto, não é super explorada, principalmente durante o dia. Esse acorde está relacionado a pessoas que vivenciam arte, consomem design e sabem explorar as cores, pois geralmente compreendem  a mensagem expressa de extravagância, e ainda assim, conseguem dominar de forma sofisticada.

Se adicionarmos o PRETO nesse acorde, o aspecto SEDUTOR, LUXURIOSO E ERÓTICO é evidenciado.

O vermelho me cai bem?

Eu costumo dizer às minhas clientes que não há família de cor (matiz) que não possa ser usada. A questão é descobrir na análise de coloração quais tons são os mais harmônicos.

Assim como todas as outras cores, o vermelho pode tender mais ao frio, ao neutro ou ao quente.  Além da temperatura, existem outros aspectos observados – se o seu tipo de vermelho ideal será mais intenso ou um pouco mais opaco, ou ainda, mais claro ou escuro.

De um modo bem geral, é possível afirmar que:

Inverno – concentra vermelhos mais fechados  e acerejados (ou amagentados), embora a intensidade fale mais alto em um inverno brilhante.

Verão – garante versões menos intensas, que tendem a tons de vinho e amagentados escuros ou desbotados.

Primavera – oferece vermelhos vivos, claros  e mais amarelados.

Outono – tem tons de vermelho encorpado, ora mais fechados, ora queimados ou acerejados, dependendo do grau de neutralidade da pele.

Obs.: Fazer uma análise cromática é fundamental para descobrir não só os tons certeiros como os efeitos dos vermelhos em sua pele, pois eles vão muito além do “bom” ou “ruim”.

***

Em todo o caso, o vermelho é sempre uma cor a ser explorada com consciência. Quer passar imagem de poder, de sensualidade, de inovação, ou passar despercebido? O uso do vermelho vai sempre depender da sua intenção!

Andresa M Caparroz

Leave a Comment