COMO USAR O ROSA

Como já falei anteriormente, o repertório do Rosa é imenso, é preciso adequá-lo ao tom de pele, ao estilo pessoal e à mensagem que se deseja passar. Por isso, além do Rosa Bebê, sobre o qual já falei aqui, vamos ampliar um pouco a cartela desta cor em nossas mentes.

Magenta

O magenta é o Rosa mais encorpado e “agressivo”, por assim dizer. Por se tratar de uma cor pura, isto é, não obtida pela mistura de nenhuma outra cor (ao contrário do que se pensa), ele traz em si alta intensidade.  Alguns autores deste e de outros séculos o tratam como o “Vermelho mais puro”, mas esse termo pode nos confundir, até porque o que entendemos por Vermelho (ao menos aqui no Brasil) é o Vermelho, oras!!

O fato é que, em meus textos, o magenta é tratado como cor primária, de acordo com a representação das cores mundialmente aceita. Você pode ler mais sobre isto no texto “O toque do Vermelho”.

A origem do nome Magenta vem de uma cidade do norte da Itália, que possui o mesmo nome, e que foi palco da batalha de Magenta, entre austríacos e franceses, com seus “pantallons rouges”, segundo Eva Heller (2013: 220).

Além desta cor, os Rosas mais intensos costumam ser chamados de Pink, Rosa Choque, e Chiclete. Eles podem ser tanto puros, quanto levar um pouquinho de acréscimo de pigmento Branco e ainda manter-se como uma cor forte ou viva o bastante para chamar atenção. As associações feitas a esses tons rosados mais vivos são: charme, romantismo, criatividade, irreverência, além de alegria e sedução, dependendo das combinações com outras cores. 

 

Não provoque! Ou melhor, pode provocar!

O termo Rosa Choque é autoexplicativo! Imagine vestir-se na década de 1930, ou mesmo agora, dos pés à cabeça com um Rosa bem chamativo, bem chocante? A cor “Rosa Choque” foi criada pela estilista italiana Elsa Schiaparelli, em 1931, em meio à popularização dos pigmentos artificiais. Tratava-se de uma mistura de Magenta com um toque de Branco e esta cor tornou sua marca registrada.

Schiaparelli era uma mulher criativa, que estava intimamente ligada às artes e formas de inová-la.  Ela acreditava que a moda e a arte eram indissociáveis e, por isso, foi a responsável por introduzir o surrealismo em suas coleções. Inspirada em tal corrente artística, desenvolveu várias coleções com temáticas oníricas e fantasiosas. Também criou com Salvador Dalí, além de vesti-lo com sua cor característica.

Ao passo que o mundo ocidental caminhava para a limitada classificação do “Rosa feminino” e do “Azul masculino”, o Rosa mais vivo ganhava ares criativos e irreverentes entre a classe artística de vanguarda. Essa é justamente uma de suas grandes características.

O tom de Rosa mais intenso também ficou marcado por sua frequente aplicação em objetos e brinquedos de plástico, dando à cor uma ideia de algo barato e artificial. Heller conta que até cerca de 1980, artigos de plástico eram vendidos principalmente na cor Laranja, e quando ninguém mais suportava o Laranja, veio o Pink como cor substituta (2013: 220).

Ao pensarmos nesse tom de Rosa aplicado às roupas, é interessante escolher texturas diferenciadas e tecidos elegantes e de qualidade, como os naturais ou tecnológicos, para criar um contraponto. Evitar o poliéster, principalmente, vai ao encontro do uso estratégico e elegante do Pink, do Rosa Choque e até do Magenta.

Um Rosa para chamar de meu

De uma forma breve e geral, é possível mencionar os tons de Rosa mais apropriados aos tipos de pele de subtom quente, frio e neutro.

A regra é simples: para peles amareladas, são indicados tons de Rosa levemente amarelados, como flamingo, pêssego e goiaba para cartelas primaveris, e salmão e goiaba fechado, cor de boca ou rosa nude para cartelas outonais.

Em se tratando de peles com subtom frio, de fundo rosado ou azulado, tons de Rosa claro vindo do Magenta são bastante indicados, mas sem muita intensidade, além de tons violáceos para cartelas veranis e os mais intensos e escuros para as cartelas invernais.

O alerta vermelho pisca quando falamos de peles neutras de fundo oliva. Para quem tem esse tipo de pele, é preciso tomar cuidado com os Vermelhos, Rosas e Roxos, pois eles ressaltam o Verde da pele, podendo causar um efeito de cansaço e abatimento e lábios apagados, nada saudável. Uma forma de compensar tais efeitos é aplicar sem medo o blush e evitar marcar com bronzer ou sombra de contorno abaixo das maçãs do rosto.

Usando o Rosa

Vamos ao que realmente interessa? Como explorar o romantismo do Rosa de modo interessante? O Rosa é a cor do amor e, também, uma cor marcada pelo público feminino infantil. Então, como usá-lo sem parecer muito romântica (estilo), frágil ou imatura? Dê estrutura ao Rosa!

Para compensar o efeito suave, é interessante aplicá-lo em silhuetas estruturadas, linhas retas e firmes; ou seja, fugir do que se espera de peças românticas e de uma silhueta feminina (de formas arredondadas e tecidos suaves e fluidos).  A outra maneira é combiná-lo com cores que irão potencializar sua alegria, irreverência ou sensualidade.

Como toda outra cor, quando combinada com outras, o Rosa adquire novas mensagens de efeito no visual. Quanto mais distantes ou contrastantes, maior a transformação expressiva. Isso acontece quando coordenamos o Rosa ao Verde ou ao Ciano, Amarelo e Laranja, por exemplo.

Combinado com sua cor psicologicamente oposta, o Preto, e com tons de Cinza ou Prata, os  Rosas claros e intensos atingem o mais alto nível de refinamento contemporâneo.

Tons de Rosa nude, Rosas antigos ou tons de boca caminham para a sensualidade, pois reforçam a mensagem da pele à mostra.

Já as cores mistas ou as chamadas color candies combinam entre si, além de tons neutros opacos. São excelentes também para substituir o Branco. Apenas tome cuidado ao combiná-las entre si, pois a mensagem será suavidade e um passaporte para vínculos com o meio infantil ou neutro demais. Além disso, tais combinações geram contrastes baixos, favorecendo principalmente quem já tem este contraste ou facilmente se harmoniza com ele.

 

Acordes:

Inocência – Rosa + Branco

Delicadeza e sensibilidade – Rosa Claro + Violeta + Branco

Vaidade – Rosa + Violeta + Dourado

Cortesia – Rosa + Branco + Cinza + Prata

Positividade – Rosa + Amarelo (quanto mais vivos, mais alegre e jovial será a mensagem).

Suavidade e ternura – Rosa Claro + Branco + Amarelo.

Seguem alguns caminhos para quebrar a suavidade e candura do Rosa com criatividade, alegria, espontaneidade e sensualidade:

Rosa + Vermelho – charme e vivacidade.

Rosa + Laranja – criatividade e espontaneidade.

Rosa + Ciano + Amarelo – alegria, descontração e juventude.

Rosa e Marrom – combinação charmosa, sedutora e romântica.

Rosa + Preto – combinação elegante e sexy, sem ser agressiva, se comparado ao Preto + Vermelho.

Pink + Cinza – excelente para equilibrar a intensidade do Rosa Choque de forma elegante.

Rosa + Violeta – o Violeta acrescenta erotismo ao amor delicado do Rosa.

Aproveite para recriar seus looks 😉

Andresa

Leave a Comment