UMA COR SOLAR – ENERGIA, ALEGRIA E INTELIGÊNCIA

A nossa jornada das cores entra em sua reta final, passando pela cor mais sorridente, alegre, enérgica e otimista: O Amarelo.

A cor da felicidade, da alegria, do otimismo e da energia. O Amarelo está associado ao universo jovem e à prosperidade. Ele também se relaciona a ação, espontaneidade, curiosidade, inteligência e vivacidade. Ao calor e à luz do sol, marcando o verão. Ele é considerado a cor oficial do otimismo!

Quem poderia querer mais? Mas, espera aí um minuto. Será que todo mundo fica bem usando amarelo? Da família das cores mais quentes, o amarelo requer alguns cuidados, então, acompanhe que vamos falar mais disso por aqui!

Primeiro, vamos ao conceito!

É interessante conceituar as cores, porque isso nos direciona, inclusive no uso consciente de cada uma delas. No caso do Amarelo, está intimamente associado ao universo infantil e jovem, cheios de energia, vigor, brincadeiras e diversão. Mas, apesar de parecer estranho, as cores luminosas vão sendo mais apreciadas com a idade. Quando jovens, queremos muito parecer adultos, quanto mais velhos, mais queremos estar nesse universo de vitalidade e disposição, certo?

O Amarelo está conectado à ideia de abundância, prosperidade e felicidade. Sua versão nobre é o ouro ou dourado, que remete à riqueza material, mas também à iluminação e ao despertar espiritual. É conhecida como a cor de Buda e do imperador vigente da China. Afetivamente falando, o amarelo cria vínculos com temas sobre iluminação, inteligência, sabedoria, estudo, acolhimento, euforia, espontaneidade, ação, otimismo, curiosidade, diversão, nostalgia e vulnerabilidade. Quanto significado, não é mesmo?!

Uma cor solar

O sangue está para o Vermelho, assim como o sol está para o Amarelo. Não há como desvincular o sol (uma experiência que todos os humanos possuímos) de amarelo. Este norteia nossas experiências sensoriais e abstratas. É por meio do sol que nos aquecemos e a esse calor também associamos a estação mais calorenta, o verão e, por consequência, suas paisagens.

Por ter uma visão ‘solar” do amarelo, o homem estendeu suas associações para o campo afetivo. Ao mesmo tempo em que representa o vigor do início da vida, também está linkado à maturidade, em analogia à própria natureza. Enquanto o verde simboliza a imaturidade dos frutos, o amarelo expressa o tempo certo do colhimento da fruta já madura e das folhas que vão amarelando e perdendo o vigor ao envelhecerem e despencarem das arvores.

Enquanto o amarelo jovial e enérgico é claro ou puríssimo, o amarelo maduro é, digamos, batizado; este adquire tons amarelados do tempo – ferrugem, amarronzado ou desbotado. Este é o amarelo sépia, também nostálgico das fotografias e memórias empoeiradas.

Se formos pensar nos anos 60 e 70, estes adquiram aspectos bem nostálgicos, ora revisitados pela Moda, que o replica em uma cartela de cores que vai do marinho e verde água aos amarelados tangerina, ferrugem e mostarda. Esta é uma época em que era moda exibir a cor do verão: peles extremamente bronzeadas que adquiriam sensualidade natural.

Nos trópicos aqui debaixo, talvez apreciemos mais tons quentes, dependendo da região. É comprovada a conexão que estabelecemos com as paisagens e condições climáticas que nos rodeiam. É sempre válido lembrar os fatores que influenciam nas cores que escolhemos, como costumes sociais fixados, (a cultura que nos cerca, a forma como fomos criados e o uso restrito ou não das cores, conforme o gênero, usado na diferenciação dos sexos.

Além disso tudo, o Amarelo é também considerada a cor da sabedoria e da inteligência. Relacionada também ao cérebro, uma vez que estimula nossa atividade mental e o raciocínio. Dentro dos estudo de marketing, o amarelo também é tido como com que estimula nossa atenção e concentração, porém em excesso causa quase o oposto como irritação, distração e ansiedade.

Espiritualmente falando, o amarelo é tido em alta conta – é a cor de Buda. Claro e límpido, promove a conexão com o plano superior. Em termos de aura, o amarelo alaranjado mais quente simboliza grande espiritualidade além de inteligência, lucidez e raciocínio lógico quando o amarelo for mais frio e esverdeado. O amarelo é tido como uma cor/energia altamente espiritual, de pessoas espiritualizadas. Também está relacionada à figura onisciente de Deus.

Do luxo ao brega

Ao amarelo associa-se ao dourado. Tudo o que não pode ser retratamento com o brilho do metal, é pintado com amarelo. E o amarelo, assim como qualquer cor, a qual se tem a pretensão de se fazer maior é adicionado o dourado. Esta é a cor que representante da idade dourada – a melhor idade; a idade da sabedoria (supostamente), mas também ao que é antigo, envelhecido, como as folhas de papel amareladas pelo tempo. A cor das recordações nostálgicas em tom sépia.

Sobre o ouro: a cor da beleza, vaidade, da abundância, ostentação (correntes de ouro), da perfeição (proporção áurea), da bondade e generosidade (coração de ouro), da durabilidade e da eternidade (devido a sua resistência e permanência quanto metal nobre, pois não enferruja ou perde suas características). Materialista, pretensioso, nobre e luxuoso. Sinônimo de dinheiro, prosperidade e sorte também. Esta também é a cor e a textura do orgulho e do mérito. As premiações, tanto no esporte como no entretenimento, têm o costume de ofertar medalhas e estatuetas banhadas em ouro aos campeões.

Qualquer acessório ou objeto banal de plástico se feito em ouro ganha valor e notoriedade. Com tanto significado, é difícil não imaginar o amarelo sendo muito desejado, não é mesmo? No entanto o vasto uso da publicidade pelo pigmento dourado criou uma espécie de aparência fake (feito de plástico) e, também do cafona/brega. Vamos ver isso mais à frente? Continue nos acompanhando aqui para entender o uso do Amarelo na imagem pessoal.

Andresa

Leave a Comment