COR É SENSAÇÃO, VOCÊ SABIA?

Cor é sensação, você sabia?

A ideia de usar cores mais harmônicas à nossa pele é incrível e faz total diferença em nossa estética pessoal. Mas compreender realmente do que se trata a cor, assim como o seu poder de ação em nós, é fundamental para fazermos dela um uso mais inteligente, mais instigante!

Você sabia que cor é uma sensação? Eu acho maravilhoso poder falar isso com todas as letras porque se trata de uma afirmação científica, com efeito, totalmente lúdico. Mexe com a nossa mente racional e emocional, não é incrível?!

Tudo o que vibra tem som e cor, por isso, as cores são sensações visuais que temos da luz. A luz é uma forma de energia radiante, que se propaga através de ondas eletromagnéticas. Cada cor é um comprimento de onda que vibra e percorre em determinada velocidade e frequência.

Como o olho humano só é capaz de enxergar determinados comprimentos de ondas, não conseguimos ver todas as cores! Consegue imaginar isso? Temos que nos contentar, então, com o espectro solar que somos capazes de visualizar, as sete cores conhecidas (e suas milhares de variações): vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

As cores, ou sensações visuais, provocam também os outros sentidos, gerando sensações de quente, frio, de sabores e cheiros; de aproximação ou distanciamento, reações fisiológicas (alteração no batimento cardíaco, pressão arterial), despertam emoções (amorosidade, irritabilidade), e sentimentos mil!

Na questão da imagem pessoal, por exemplo, o uso das cores é quase infinito, já que elas alteram (criam, recriam) a percepção que temos de formas, volumes, e noção de espaço, de silhueta, principalmente através do contraste, seja cromático ou de luminosidade.

Não é à toa que a publicidade se debruçou nesse aspecto e, como ninguém, usa as cores para intensificar mensagens específicas. As cores possuem simbolismos considerados como “padrão” ou típicos. Muitas pesquisas apontam que, apesar de haver alguma variação de cultura para cultura (ou até de períodos da história), cores e sentimentos se relacionam de um modo quase que universal.

Isso significa que muito do que sentimos ou percebemos com as cores é uma produção social. Mas, como essa percepção é, também, extremamente subjetiva, cada pessoa pode fazer assimilações muito particulares, de acordo com experiências de vida e personalidade, por exemplo.

Lembranças, momentos marcantes, tudo isso nos ajuda a experienciar as cores de um modo muito particular. De repente, o meu jeito de lidar com a mensagem (universal) do vermelho, é diferente do seu, entende?

Cor é sensação. Para cada pessoa ela tem um efeito diferente e usar essa característica do seu jeito pessoal pode ser uma ferramenta rica, cheia de possibilidades. O que acha de começarmos uma jornada rumo ao uso das cores como ferramenta de estilo pessoal?!

Vou começar aqui uma série de postagens sobre as cores e seus simbolismos, e essa é só a introdução, aguardem!

Andresa Caparroz

Leave a Comment