ANÁLISE DE COLORAÇÃO ON-LINE FUNCIONA?

A resposta é sim, maaaaaas depende do que essa análise te promete!

Uma coisa que já digo é que não há como prometer o mesmo tipo de análise que é feita presencialmente, super detalhada. Isso porque nosso subtom de pele (temperatura) e outras características podem estar “maquiadas” pela luz do ambiente e distorções que naturalmente ocorrem em fotos e vídeos, por mais ajustes que façamos nos aparelhos.

Peles cuja característica principal não é a temperatura, são chamadas de peles de subtom neutro, isto é, possuem tanto aspecto frio quanto quente, embora ainda penda para algum lado. Elas são predominantes no mundo. Um diagnóstico à distância para elas será menos assertivo justamente por essa – a temperatura – não ser uma característica óbvia.

Nos casos de peles neutras, a harmonia predominante será de saturação (com cores intensas ou opacas) ou então de profundidade (com cores claras ou escuras). Exemplo:

Pele neutra-quente; característica predominante: intensidade = cartela Primavera Intensa. Fazer um diagnóstico desses apenas manipulando fotos pelo photoshop ao invés de testar ao vivo é algo incompleto e o correto seria concluir ao vivo, frente a frente.

Já peles com a temperatura evidente poderão ser testadas e os efeitos notados (mesmo à distância) quando expostas a cores frias e quentes, isso quando a cliente tiver opções de peças ou tecidos de tons próximos em temperaturas opostas para fazermos as comparações. Ou seja, impossível não é de se obter o resultado de temperatura, mas não será toda pele que receberá tal diagnóstico.

É exatamente por isso que não “vendo” em uma análise de coloração on-line a ideia de que será a mesma de uma presencial. Não se trata do profissional ser mais ou menos qualificado para conseguir realizar o trabalho à distancia, até porque quem a pratica detalhadamente de forma presencial possui recursos e olhar mais que apurado. A questão aqui é ter sinceridade e transparência em realizar um trabalho sem se pautar no achismo.

Se a análise de coloração on-line promete ser tão detalhada e certeira quanto uma presencial (às vezes nem aquela feita ao vivo é assim), busque mais informações.

O que podemos diagnosticar com transparência em uma análise on-line é o contraste pessoal. Esta sim é uma característica geralmente visível aos nossos olhos (seja por meio de video e fotos). Através do contraste é analisado o conjunto de pele, cabelo, íris, sobrancelha, cílios e ainda pintas, manchas, tonalidade dos lábios, além de traços.

A informação de contraste e sua zona de harmonia (mais ao alto, médio ou baixo contraste) é a base de qualquer análise de coloração bem feita. Com ela é possível orientar a cliente a respeito de combinação de roupas, estampas, maquiagem e tonalização dos cabelos.

Conhecer e dominar o contraste pessoal é o principio de qualquer consultoria de coloração; e com ele vamos testando algumas previsões que fazemos a respeito da sua correspondente cartela de cores . Isso porque o contraste, de certa forma, nos aponta para determinadas características que encontramos reunidas em cartelas nas cartelas sazonais (Primavera, Verão, Outono, Inverno e etc).

A característica de contraste pessoal se refere à harmonia física, aquela que poderá valorizar pele, cabelos, cor dos olhos e o próprio conjunto de formas e traços do rosto, que se estende ao colo e, porque não, ao corpo todo quando falamos de roupa de praia, de pele à mostra.

Se acertarmos na forma com a qual combinamos as cores, reproduzindo nosso contraste, já teremos um excelente resultado! E é exatamente devido à relevância do contraste, que vale a pena realizar esse trabalho de forma on-line. Outro aspecto útil e positivo é poder ser orientado na harmonia subjetiva, isto é, em como usar as cores para potencializar sua personalidade e mensagem que quer transmitir ao mundo, seja no ambiente de trabalho ou em situações especificas.

O diferencial da análise de coloração on-line que eu ofereço está em criar uma paleta pessoal com composições de cores pautadas no contraste pessoal, e orienta-la no uso de cores e seus acordes de modo consciente e expressivo, afinal, as cores são o recurso visual que mais geram impacto. Elas geram emoções, afetam nosso imaginário e provocam até reações fisiológicas em nós.

Esse período de reclusão me motivou a antecipar o anúncio dos meus atendimentos on-line de um modo mais abrangente. A consultoria de estilo à distância foi algo que comecei a oferecer no ano passado, depois de ter testado sua eficiência e ter obtido excelentes resultados!

Ficou com vontade de fazer? Me chama!!

Andresa M Caparroz

Leave a Comment