AMARELO, A COR MAIS DIFÍCIL?

Quem fica bem de Amarelo? Você já ouviu alguém afirmar que as morenas ficam lindíssimas vestindo Amarelo? Ou que é preferível que uma loira não use Amarelo, para não ficar desbotada?! Eu já ouvi diversas vezes isso, e durante as análises de coloração pessoal essa teoria desmorona! Mas, por quê?

Isso acontece porque cores quentes naturalmente caem melhor em peles de traços quentes e as frias em peles frias… Parece óbvio, mas até a página 1.

Nem toda pele negra é quente, assim como nem toda pele branca é fria. Além disso, 2/3 da população possui uma pele de temperatura, digamos, neutra. O que faz uma pele ser considerada quente, fria ou neutra não é o seu tom (claro, médio ou escuro) e sim o subtom  – aquela coloração que fica meio que escondida, ao fundo, e que faz com que determinadas cores dialoguem com a nossa harmonia ou gerem “conflitos”.

Peles com subtom quente são de fundo marfim, amarelado ou dourado. Peles frias possuem o subtom rosado e azulado e peles de subtom neutro geralmente são beges, acinzentadas ou olivas e ainda assim elas penderão um pouco mais para o frio ou para o quente.  No mundo há quase 8 bilhões de pessoas! E dentro dele, nós encontramos perfeitamente peles de toda etnia quentes, frias ou neutras. Até a pele asiática, geralmente amarelada, pode ser neutra ou conter traços frios.

Quando expomos uma pele quente em um tecido frio estas duas cores vão se chocar, pois elas geram o que chamamos de contraste simultâneo. No contraste simultâneo as cores de temperaturas opostas intensificam as características uma das outras. Se a pele for muito amarelada, o roxo ressaltará de tal forma a deixar a fisionomia abatida. A roupa também pode se destacar mais que a pessoa, enfim… perde-se a harmonia natural.

Mas, não desanimem! Trago boas notícias: toda cor pode ter seu tom “mais quente ou frio”, até mesmo o Amarelo ou o roxo. Enquanto o Amarelo gema (aquele com uma gotinha de magenta) é ideal para as cartelas quentes, o Amarelo puro e o cítrico (levemente esverdeado) cai melhor para as cartelas frias.

Uma forma prática de identificar os tons mais adequados a nossa pele é observar a quantidade de AMARELO, AZUL ou MAGENTA da peça de roupa ou acessório. Quanto mais pigmento AMARELO tiver uma cor, mais quente ela será e, quanto mais pigmento CIANO (ou azul) e MAGENTA tiver, mais fria ela se será.

Por isso, é interessante você conhecer seu subtom. Sabe quando a gente ama uma blusa, compra e depois quando veste em casa não consegue se sentir bem por causa da cor, que destoa? Então, sem entender exatamente o porquê, percebemos que algo não bate ou não assenta com a nossa pele, cabelos e até olhos… O mesmo acontece com o tom mais adequado das madeixas loiras. Enquanto o loiro claro e platinado cai bem para peles frias, os tons de mel e dourado são melhores para peles quentes.

Fora tudo isso, tem o contraste e o tom mais adequado das cores, além do seu brilho ou saturação. Se para uma pele primaveril (quente) tons de gemas são geralmente melhores Amarelos, aquelas que são outonais (também quente) costumam ficar melhores com uma versão mais fechada de Amarelo mel ou mostarda.

Como usar? O que o Amarelo expressa através das combinações

Saber os tons mais adequados de Amarelo para a nossa pele é um adianto na vida quando gostamos dele e queremos reafirmar uma postura mais enérgica, alegre, jovial e otimista.  As cores são muito expressivas, mexem muito com as nossas emoções a nos ajudam a fortalecer nossa identidade visual e os nossos discursos, que alias, começam antes mesmo de abrirmos a boca.

Quando coordenamos o Amarelo com outras cores expandimos seu significado ou então acrescentamos outras analogias e funções. Veja o que os acordes abaixo falam quando usamos em um look:

Os Acordes do Amarelo

Amarelo + Laranja + Vermelho – energia, alegria e recreação. Por mais sofisticada que as peças sejam, este acorde cria uma imagem calorosa, de grande atenção e também descontração. Aqui, o efeito contagiante do Amarelo é indiscutivelmente maior quando combinado às cores quentes.

Amarelo + Azul  ou Verde Lima + Pink – acorde da jovialidade. Quanto mais puros ou intensos forem os tons, mais jovem e enérgica será a imagem.

Amarelo + Verde – acorde do verão, espontaneidade e também da bandeira brasileira (com ou sem o Azul). Atualmente esta combinação carrega o peso de um posicionamento político, principalmente se estiverem em roupas esportivas, como camisetas. Uma peça de alfaiataria amarela em um blue jeans com brincos verdes, por exemplo é uma forma de quebrar um pouco as características desse signo.

Amarelo + Rosa + Branco – acorde da leveza, delicadeza e suavidade. O Amarelo é uma das cores visuais mais leves. Em uma versão ainda mais clara este aspecto aumenta.

Dourado + Azul – acorde do mérito de das conquistas. Esta é uma combinação que expressa tradição e consistência e quando acrescida de branco, ganha simpatia.

Dourado + Branco – acorde da beleza e do que é eterno e sublime.

Dourado + Amarelo + Laranja – acorde da ostentação e necessidade de aparecer a qualquer custo pelo brilho.

Amarelo + Preto – acorde da atenção, advertência e sinal de perigo. Também faz menção às abelhas. Quando acrescido de cinza o Amarelo se torna anguloso e desconfortável, pois ele deixa de reluzir ou dialogar tanto com a temperatura quanto com a falta de vibração do cinza. Em looks preto e amarelo, acrescente outra cor (pode ser em estampas, inclusive).

E aí? Clareou para você o uso do Amarelo? Tem alguma peça no armário, será que está na sua cartela de cores? Que tal descobrirmos juntas?!

Me chama 😉

Andresa

Leave a Comment